top of page

NOTÍCIAS

DSC_0196.JPG

24 outubro 2023

Início da época de nascimentos

Outubro é o mês em que celebramos o Dia Mundial do Animal, e é também o mês em que começamos a monitorizar os nascimentos de lobos-marinhos da nossa população.

As equipas do IFCN estão no terreno a acompanhar a evolução destes nascimentos e expectantes pelo avistamento da primeira cria do ano.

Imagem: IFCN

WhatsApp Image 2023-05-16 at 20.27.51.jpeg

17 maio 2023

Ação de sensibilização com os centros de mergulho, pesca lúdica e desportiva

Esta semana, o projeto VECLAM realizou duas ações de sensibilização dirigidas aos centros de mergulho, associações de pesca lúdica, empresas de pesca desportiva e qualquer pessoa individual praticante de um destes tipo de atividades.

As ações desenvolveram-se no Funchal e em Machico.

Ainda nesta semana, o projeto foi à escola Secundária de Santa Cruz, onde apresentou o projeto para duas turmas do 11º ano.

Imagem: IFCN

05 maio 2023

Ação de sensibilização com as Aquaculturas

No âmbito do programa de sensibilização do projeto VECLAM, foram realizadas duas ações de sensibilização com as empresas de aquacultura, nos concelhos da Calheta e da Ribeira Brava.

Nestas ações estiveram presentes colaboradores das empresas Marismar e Aquabaía/Ilha peixe, que possuem jaulas de produção de douradas ao largo da Calheta e da Ribeira Brava / Caniçal respetivamente.

As ações irão continuar com o apoio da Monk Seal Alliance.

Imagem: IFCN

345615329_760879535729047_280482171946553972_n.jpg

03 maio 2023

Jovens tomam iniciativa para a conservação do lobo-marinho

No dia 3 de maio, um grupo de alunos (Ana Beatriz Franco, Ana Carolina Freitas e Guilherme Jardim) do curso técnico de Gestão de Ambiente, tipo 6, da Escola Secundária Jaime Moniz, organizou um dia de atividades relativas ao Lobo-marinho e ao trabalho de conservação desta espécie.

O IFCN, IP-RAM foi convidado a ser orador na atividade, onde apresentou aos alunos o projeto VECLAM - "Vigilância do Estado de Conservação do Lobo-marinho no Arquipélago da Madeira", e esteve presente na prova de orientação "peddy-paper", durante a qual o conhecimento dos alunos sobre o lobo-marinho foi testado. Este grupo de alunos, orientados pelos seus professores, planeia ainda visitar as Ilhas Desertas.

Imagem: Escola Secundária Jaime Moniz

image00008.jpeg

25 abril 2023

Projeto VECLAM avalia as Ilhas Selvagens como habitat para o Lobo-marinho

A equipa do projeto VECLAM participou na expedição Selvagens 50 com o objetivo de efetuar a prospeção e avaliação de habitat de interesse para a conservação do lobo-marinho, nomeadamente praias e grutas

Esta ação, inclui-se num dos objetivos do projeto VECLAM, e integra as ações definidas no âmbito do "PLANO DE AÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO DO LOBO-MARINHO NO ATLÂNTICO ORIENTAL"

A referir que se entende como habitat de interesse para a conservação desta espécie, áreas geográficas bem definidas por fatores abióticos e bióticos, onde se desenrole atualmente alguma fase do ciclo biológico da espécie ou que tenham sido historicamente ocupadas pelo lobo-marinho e que reúnam  as condições para serem recolonizadas no futuro.

Relembramos que as Ilhas Selvagens usufruem de um regime de proteção total.

Imagem: Luís Viveiros Costa | RTP Madeira

P1100037.JPG

22 abril 2023

Trabalho de manutenção das câmaras

As câmaras de vigilância que colocamos em grutas e praias, necessitam de uma proteção contra as condições encontradas nos locais onde são colocadas. A pressão, a queda de rochas, o salitre e o desgaste provocado pela força do mar, levam a que seja necessário realizar a manutenção e reparação destes equipamentos todos os anos.

Enquanto a equipa do projeto VECLAM prepara-se para rumar às Ilhas Selvagens em trabalho, nas Ilhas Desertas os vigilantes da natureza realizam a manutenção das caixas estanques que protegem as câmaras de vigilância, uma tarefa essencial para que não ocorram perda / inviabilização dos dados a ser recolhidos.

Imagem: IFCN

completion.png

21 abril 2023

Conheça o "Turista"

Nos workshops realizados pelo projeto VECLAM no mês de março, destinados às empresas marítimo-turísticas de observação de vertebrados marinhos, foi dada a oportunidade aos participantes de "batizarem" um dos indivíduos da população.

O nome escolhido pelos participantes nas ações de sensibilização foi “TURISTA”. 

"Turista" é o nome atribuído ao novo macho adulto da população, um macho que atingiu a maturidade sexual este ano, e que terá um papel importante no aumento do sucesso reprodutivo de toda a colónia.

Imagem: IFCN

342492849_102715122812342_8181691911442087053_n.jpg

19 abril 2023

Projeto VECLAM integra Expedição Selvagens 50

Hoje, no Salão Nobre do Governo Regional decorreu a apresentação da Expedição às Ilhas Selvagens que se realizará na próxima semana, mais concretamente de 23 de abril a 1 maio.

A EXPEDIÇÃO SELVAGENS 50 é organizada pelo IFCN e enquadra-se nas celebrações dos 50 anos daquela Reserva, surgindo também na sequência do alargamento e no regime de proteção total da sua área marinha.

Esta Expedição tem por base “olhar para o passado, avaliar o presente e preparar o futuro”.

Imagem: IFCN

Design sem nome.png

20 março 2023

IFCN lança portal Lobo-marinho

Foi lançado o portal www.lobomarinhomadeira.com, criado e disponibilizado pelo projeto VECLAM, do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN, IP-RAM), uma plataforma que permite toda a comunidade madeirense consultar informações acerca do lobo-marinho, acompanhar o trabalho de conservação do projeto a decorrer de momento, e registar qualquer avistamento de lobos-marinhos ocorridos no arquipélago da Madeira. 

  

O registo de avistamentos de lobos-marinhos é a principal novidade deste portal, permitindo ao cidadão madeirense participar na conservação desta espécie, através do envio do seu registo. 

Imagem: IFCN

WhatsApp Image 2023-03-15 at 11.38_edited.jpg

15 março 2023

Projeto VECLAM apresentado a jovens

Hoje, o projeto VECLAM foi à Escola Secundária Jaime Moniz, no concelho do Funchal, realizar duas palestras sobre o trabalho realizado com o lobo-marinho. Os eventos tiveram lugar no auditória da escola, e contaram com 80 alunos.

Neste dia, teve ainda a oportunidade de estar presente numa sessão de acompanhamento de um grupo de alunos do curso técnico de Gestão de Ambiente, cujo prova final de curso aborda o Lobo-marinho.

Imagem: Jorge Freitas (Escola Secundária Jaime Moniz)

Instagram 1.png

14 março 2023

WORKSHOP: Lobo-marinho e Rede SOS Vida Selvagem

Arrancou o programa de sensibilização dirigido à comunidade diretamente relacionada com o mar.

O programa irá desenvolver-se entre março e junho do presente ano, e contará com 19 ações no total, distribuídas pela Ilha da Madeira e Porto Santo.

As primeiras ações arrancam ainda este mês, direcionadas às empresas marítimo-turísticas de observação de vertebrados marinhos.

Este programa conta com o apoio da Monk Seal Alliance, financiador do projeto VECLAM.

Imagem: Marta Araújo (IFCN)

WhatsApp Image 2023-03-06 at 10.04.27 (1).jpeg

3 março 2023

Projeto VECLAM nas escolas

As crianças são um dos públicos mais curiosos e interativos.

Com uma enorme capacidade para absorver informação, são estas gerações de futuros adultos que irão proteger o lobo-marinho num amanhã próximo.

Estando cientes da importância de sensibilizar os mais novos, o projeto VECLAM, junta-se à Divisão de Formação e Comunicação do IFCN, para levar o conhecimento às escolas do Arquipélago da Madeira.

Se quiser solicitar uma palestra/atividade sobre o lobo-marinho, entre em contacto connosco:

Escolas: info.ifcn@madeira.gov.pt

Outros grupos/assuntos: lobomarinhomadeira@madeira.gov.pt

Imagem: Escola EB1 Caniço

331757110_1206649789976503_8602492736573678356_n_edited.jpg

21 fevereiro 2023

Programa de Sensibilização

Neste mês de fevereiro, e no âmbito do projeto VECLAM – “Vigilância do Estado de Conservação do Lobo-marinho no Arquipélago da Madeira”, financiado pela Monk Seal Alliance, o IFCN deu início ao programa de sensibilização para a conservação do lobo-marinho. 

Este programa tem o objetivo de dar a conhecer esta espécie emblemática, bem como o trabalho realizado no projeto VECLAM. 

O âmbito geográfico destas ações inclui toda a Ilha da Madeira e do Porto Santo, estando já programadas um conjunto de palestras junto das escolas e das comunidades que trabalham mais diretamente no mar.

O programa começou com as escolas (clique em "Saber mais").

Imagem: IFCN

img noticia_edited.jpg

17 fevereiro 2023

Novidades das Desertas

No âmbito do projeto VECLAM – “Vigilância do Estado de Conservação do Lobo-marinho no Arquipélago da Madeira”, financiado pela Monk Seal Alliance, o IFCN esteve a acompanhar os primeiros meses de vida das crias nascidas em novembro de 2022, e é com felicidade que verifica que 4 das 5 crias sobreviveram aos primeiros 2 meses de vida.

Neste mês de fevereiro demos início ao trabalho de manutenção de algumas câmaras de vigilância instaladas nas Desertas, e também à análise das imagens captadas durante os meses de nascimentos. Com o prosseguir da análise, vamos assim obter mais informações acerca desse período do ano. 

Imagem: Marta Araújo e Filipe Viveiros (IFCN)

lobo.jpg

20 novembro 2022

Resgate de cria macho

Neste domingo, foi observada uma cria macho na Doca, em estado saudável e a vocalizar, mas sozinha. Com o avançar do tempo, não foi observada nenhuma fêmea perto da Doca, e o risco de a cria sofrer de hipotermia aumentou. Face a esta situação, a equipa de vigilantes e bióloga marinha do projeto teve de avançar com uma ação de resgate, levando a cria para junto das outras crias e progenitoras. Esta ação foi realizada com sucesso.

A monitorização dos nascimentos é uma ação integrada no projeto VECLAM – “Vigilância do Estado de Conservação do Lobo-marinho na Madeira”, o mais recente projeto do IFCN, IP-RAM, financiado pela Monk Seal Alliance.

Imagem: IFCN

df2.jpg

18 novembro 2022

Nascimentos de novas crias

A época de nascimentos de Lobo-marinho já começou, e desde o início deste mês foram avistadas 5 crias, duas fêmeas e três machos.

A primeira cria foi detetada na primeira quinzena do novembro. Esta cria era macho e foi encontrada já sem vida, muito provavelmente como resultados das más condições do estado do mar que se fizeram sentir no fim de outubro/início de novembro.

A equipa teve a alegria de observar duas novas crias, desta vez fêmeas, que apresentavam um estado saudável.

Na a segunda quinzena do mês foram avistadas mais duas crias, desta vez dois machos.

Imagem: IFCN

noticia 1.jpg

17 agosto 2022

Aumento de encontros com lobos-marinhos

O lobo-marinho tem sido avistado com maior frequência na Ilha da Madeira, habitat que era outrora a sua “casa”.

Os registos têm-nos chegado um pouco por toda a ilha, e aproveitamos para agradecer o contributo dos madeirenses no envio dessas imagens e/ou informação.

Embora estejamos muito felizes por saber que o lobo-marinho tem tentado regressar à Ilha da Madeira, não podemos deixar de acautelar estes encontros, pedindo a toda a comunidade que evite ao máximo o contacto direto e próximo com estes animais.

Desta forma, nunca lhe toque ou vá ao encontro do animal.

Imagem: IFCN

noticia2.jpg

9 junho 2022

Recolha de artes de pesca abandonadas e/ou ilegais

No âmbito do projeto VECLAM - Vigilância do Estado de Conservação do Lobo-marinho no Arquipélago da Madeira, financiado pela Monk Seal Alliance, e para comemorar o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (IFCN, IP-RAM) realizou uma ação de recolha de artes de pesca potencialmente perigosas para o lobo-marinho, como é o caso dos covos, que se encontravam ilegais e/ou abandonadas no mar . Esta ação contou com a participação das diversas autoridades marítimas – a Direção Regional das Pescas, a Direção Regional do Mar, a Marinha Portuguesa, a GNR, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Madeira e clubes de mergulho.

Imagem: IFCN

sa.jpg

8 junho 2022

Trivalor para a Biodiversidade

O grupo de trabalho do Lobo-marinho foi convidado a participar no evento anual da empresa Trivalor, nos dias 20 e 21 de maio.

No dia 20, participou através de uma palestra online, e no dia 21 através de uma palestra presencial, a bordo do navio “Lobo-marinho”, durante a viagem Madeira - Porto Santo.

 

O evento culminou numa limpeza de praia em Porto Santo, juntamente com os Vigilantes da Natureza.

Imagem: Marta Araújo (IFCN)

A14_edited.jpg

17 maio 2022

Encontro Internacional para a Conservação do Lobo-marinho

A Madeira foi palco da 7ª Reunião do Grupo de Trabalho do Plano de Ação para a Conservação doLobo-marinho no Atlântico Oriental, que decorreu de 17 a 19 de maio, no Funchal, e onde estiveram presentes representantes de governos e conservacionistas da Foca-monge-do-Mediterrâneo (Monachus monachus) de Portugal, Espanha, Marrocos e Mauritânia. O encontro contou ainda com conservacionistas da Foca-monge-do-Hawaii (Monachus schauinslandi).

Imagem: IFCN

ada.jpg

23 março 2022

Projeto VECLAM contribui com lixo-marinho para projeto artístico

O lixo recolhido pelo IFCN na Reserva Natural das Ilhas Desertas, no âmbito do projeto VECLAM - “Vigilância do estado de conservação do lobo-marinho no arquipélago da Madeira”, financiado pela Monk Seal Alliance, serviu para contribuir para o projeto artítico "aCORDA Portugal", um projeto que pretende sensibilizar a população para o lixo encontrado nas praias de Portugal, através da recolha de cordas, formando no final um novelo para ser exposto em várias zonas do país.

Imagem: IFCN

asdw.jpg

28 fevereiro 2022

“São Lourenço” aparece ferido

O “São Lourenço”, um dos nossos machos adultos, foi avistado na zona da Ponta de São Lourenço, com vários ferimentos no corpo, que poderão ter sido provocados pela mão humana. Anteriormente, já tínhamos dado conhecimento do aparecimento de outros machos adultos feridos - “Metade”, “Esbranquiçado”, “Pontinhos” e “Trinca-botes”, pelo que está é mais uma situação que estamos a acompanhar.

Imagem: André Moreira

sdwswe.jpg

9 agosto 2021

Fundação de Príncipe Alberto II do Mónaco ajuda a preservar lobos-marinhos

O projeto VECLAM é financiado pela Monk Seal Alliance, um consórcio de cinco fundações: Fundação do Príncipe Alberto II do Mónaco, Fundação MAVA, Fundação Segré, Fundação Sancta Devota e Fundação Thalassa.

Imagem: JMadeira

bottom of page